sábado, 20 de junho de 2009

jardim

Cuide bem do jardim no inverno

Os dias frios tornam as plantas dormentes. Isso quer dizer que a seiva circula mais devagar e não há crescimento ou germinação ¿ exceto para as espécies da estação. Com a mudança no metabolismo, modificam-se também os cuidados. Veja algumas dicas para ajudá-las a passar bem pelo inverno.

Regadio na medida certa
Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o inverno é uma época de menos chuvas. Mesmo assim, não é preciso alterar a quantidade de rega nas plantas, pois há menos evaporação. "Além disso, a combinação de frio com água em excesso pode fazer surgir fungos e apodrecer as raízes", diz a agrônoma Helena Lagoa. Não há consenso entre os profissionais em relação ao número de regas semanais, ainda mais se considerarmos todo o país, que tem climas muito diferentes em cada região. Porém um teste simples e antigo ajuda na determinação. "O melhor medidor de umidade ainda é o dedo na terra", fala a paisagista Christiane Roncato.

Flores da estação

-
Camélia

Podas dão força às plantas
Com a dormência, muitos galhos ficam secos. A retirada deles faz com que a planta se revigore mais rapidamente na chegada da primavera, quando a seiva volta a circular com todo o vigor, sendo assim direcionada somente para as partes saudáveis. Roseiras e primaveras são espécies que pedem poda. O mesmo não vale para as azaléias, que florescem no inverno. Se a poda for em árvore, é aconselhável passar um antifungos, chamado de calda bordalesa*, para evitar que a planta adoeça nos cortes. Nessa época, é importante ficar atento a pragas e fungos: as plantas, assim como nós, ficam mais sujeitas a doenças no inverno.


-
Azaléia
-

Poda de formação ou levantamento de copa: retirada dos ramos mais baixos e mais finos para reforçar o tronco principal e facilitar a elevação da copa. Muito utilizada na formação de frutíferas.

Poda de limpeza: para evitar que as plantas gastem energia com os galhos que estão para morrer, retiram-se os ramos secos e malformados e as folhas amarelas. Arecas e caliandras são exemplos de plantas que devem ser submetidas a essa poda.

Poda de condução: feita em trepadeiras e buxinhos para conduzir os ramos na direção de crescimento desejada. Nesse caso, removem-se os brotos e ramos laterais para evitar o crescimento ramificado e irregular da planta. Em frutíferas, é usada para deixar os frutos na altura ideal para a colheita.

Poda de beliscão: o tipo mais simples de poda, serve para desacelerar o crescimento para o alto e reforçar o volume lateral. É feita com a remoção de poucos centímetros das brotações novas, que ficam nas extremidades. Bastante utilizada em hibiscos e crótons.

-
Adubação requer bom senso
-
Cobertura mantém a beleza da grama
repórter visual: Zizi Carderari
texto: Lucila Vigneron Villaça
fotos: Evelyn Müller/ Ilustração: Julia Grassetti

publicidade





Certifica.com




Editora Abril S/A - Todos os direitos reservados

© Copyright 2007 Editora Abril S/A

Jasmim-amarelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário