domingo, 18 de maio de 2014

Banho demais faz mal

Banho demais faz mal




Tomar banho demais faz mal porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias conferindo assim uma camada protetora ao corpo o excesso de água quente e sabão retiram essa barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos, evitando as micoses, eczemas e até alergias .
Um banho saudável deve:
  • Ser rápido 5 a 7 minutos;
  • Estar em temperatura amena, perto da temperatura do corpo;
  • Não usar bucha ou esponja.
Mesmo nos dias mais quentes de verão deve-se tomar apenas um banho completo por dia com sabonete, de preferência líquido. Quando o indivíduo tem o hábito de tomar mais do que um banho por dia os outros deverão ser apenas uma ducha rápida sem sabonete.
A bucha ou esponja de banho é um hábito diário que os dermatologistas em geral não aprovam sendo recomendado apenas o uso da própria mão para espalhar o sabonete pelo corpo. A espuma não indica necessariamente mais limpeza, o ato de passar o sabonete pelo corpo já higieniza o a pele.
As toalhas devem sempre estendidas para secar após cada banho para que não crie fungos ou outros microorganismos. As toalhas devem ser trocadas e lavadas uma vez por semana.
O banho é uma forma de fazer manutenção da saúde, por isso é importante saber tomar banho de forma a manter a saúde da pele.
Certamente a higiene adequada é fundamental. A descoberta dos microorganismos e do seu papel nas doenças infecciosas impulsionou mudanças no comportamento da humanidade, o que com certeza reduziu em muito a mortalidade de um modo geral.

No entanto, mesmo a higiene, na dose errada, pode fazer mal. Uma das principais funções da pele é atuar como barreira física, evitando a perda de líquidos do corpo e a penetração de substâncias tóxicas e irritantes, além das próprias bactérias.

Essa barreira é constituída na sua maior parte de substâncias lipídicas, ou gordurosas. Quando tomamos muitos banhos, com água muito quente, ou utilizamos muito sabão e esfregamos a pele muito intensamente, estamos retirando não apenas a sujeita, mas também a própria pele. Ou seja, estamos retirando substâncias normais da pele que tem a função de barreira. Quando essa função é perdida surgem quadros alérgicos, coceiras e até mais suscetibilidade para infecções.

Sendo assim, o banho também tem a dose certa. Idealmente não deve ser mais que um por dia, nem muito demorado ou com água muito quente. Quanto às esponjas e buchas, de um modo geral não trazem benefícios para a pele, devendo ser evitadas se possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário