segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Obesidade x Limão

Obesidade x Limão

Obesidade x Limão
:: Conceição Trucom ::


O limão é um depurativo por excelência, muito eficaz na desintoxicação do organismo, portanto no tratamento da obesidade, já que excesso de gordura corporal pode ser considerado toxina.

Meio limão espremido num copo de água morna, tomado pela manhã, em jejum, e 15-30 minutos antes das refeições principais, é um ótimo auxiliar nos regimes de emagrecimento.
As propriedades do limão de tonificar o fígado, desintoxicar o sangue e facilitar a lucidez, vão harmonizando o metabolismo de queima dos excessos de gordura corporal e os desestruturantes mecanismos de compulsão alimentar.
O óleo essencial do limão, com sua propriedade de ativar a circulação periférica, também pode favorecer e acelerar, através de uso interno (sucos e chás desintoxicantes) e externo (massagem local), a perda de gorduras localizadas.
O estado emocional conta muito na batalha contra o excesso de gordura corporal. O uso dos óleos essenciais da aromaterapia pode ser um recurso poderoso para harmonizar físico, emocional e mente, trazendo inclusive uma expansão de consciência.
O olfato está diretamente ligado a uma parte interna do cérebro, na altura das têmporas, local onde são desencadeados estímulos que mexem com a emoção e a memória.

O excesso de peso prejudica não só a aparência, como também a saúde em todos os níveis, levando muitas pessoas a travarem longas e intermináveis batalhas contra a balança. Muitas vezes, este distúrbio tem origem em um desequilíbrio emocional como ansiedade, mágoa, tristeza, raiva, ódio, frustração, carência afetiva, culpa, baixa auto-estima, estresse e medos, que desgastam energicamente o organismo, deixando-o suscetível a distúrbios e doenças.
As práticas da Alimentação Desintoxicante e de atividades físicas são indispensáveis para perder peso com sabedoria. No entanto, para ser definitiva, toda mudança deve vir com uma expansão de consciência.
Antes de iniciar um tratamento, é necessário entrar em contato com as causas dos desequilíbrios, removê-las e conseguir, assim, chegar à harmonia e bem-estar consigo mesmo. É neste estado de equilíbrio que o corpo, por si próprio, colocará seus limites, receberá somente o que é bom para ele - por saber o que precisa - e recuperará a saúde e a beleza que lhe são naturais.
Para começar qualquer processo é indispensável "querer realmente" e "agir". Espiritualidade é colocar a sabedoria na ação; ou seja, assumir um compromisso. E para tanto, a aromaterapia pode ser um excelente recurso de apoio.

Equilíbrio Emocional
Os óleos essenciais extraídos da casca das frutas cítricas são usados na aromaterapia para equilibrar o emocional, cuidar da saúde, assim como da beleza de todo o corpo. Eles podem também atuar em conjunto com outros óleos essenciais (lavanda, hortelã, etc.) para gerar uma sinergia e potencializar o tratamento.
Quando inalado, o aroma desses óleos chega rapidamente ao cérebro, que passa a liberar substâncias de efeito sedativo, relaxante ou estimulante. Em contato com a pele, por conta da rápida penetração dos monoterpenos destes óleos cítricos, são capazes de estimular o metabolismo, ativar a circulação sangüínea e fortalecer o sistema imunológico; efeitos no físico que também funcionam como coadjuvantes nos tratamentos psico-emocionais.
Estudos da aromaterapia indicam que os óleos essenciais extraídos da casca das frutas cítricas são antidepressivos, porque estimulam estados emocionais de alegria e positivismo, tratando estados de tristeza, melancolia e depressão.
Sobre a ação psicológica destes óleos cítricos, cientistas do Departamento de Fisiologia da Universidade de Siena, Itália, estiveram estudando o efeito da inalação do óleo essencial de limão sobre o sistema nervoso de ratos. Eles puderam avaliar que o efeito destes monoterpenos via olfato, baixa o teor de corticosterona, significando maior capacidade de suportar a dor e redução evidente dos estados de ansiedade.

Estimulando o olfato

Óleo essencial de limão: ativa o contato com as verdades internas, trazendo a necessidade de fluir na ação construtiva.
Óleo essencial de lavanda: excelente harmonizador de ambientes; é antidepressivo e calmante.
Óleo essencial de laranja: sedativo, é indicado para insônia, excesso de preocupações e tensão nervosa.
Óleo essencial de rosa: essência da auto-estima; atua no "coração", trabalhando a tristeza, o desgosto e a depressão.
Óleo essencial de erva-doce: atividade estrogênica, auxilia na regulagem hormonal.

Misturar partes iguais destes óleos essenciais num frasco escuro com tampa dosadora. Usar todos ou somente aqueles com as indicações que sentir necessário trabalhar. Diluir 5 gotas da mistura em meio copo de água e colocar em um difusor ou aromatizador de ambientes. Se preferir, pingar 2-3 gotas da mistura num aromatizador de uso pessoal ou então num lenço, e cheirar quando sentir necessário.

Massagem corporal para obesidade 
Óleo essencial de gerânio: depurativo e regenerador celular.
Óleo essencial de junípero: diurético, favorece a eliminação natural dos detritos renais e o emagrecimento.
Óleo essencial de limão: reforça as imunidades naturais, a eliminação das toxinas e fluidifica o sangue.
Preparar um óleo de massagem misturando meia xícara de óleo de germe de trigo ou outro óleo vegetal com 10 gotas de óleo essencial de limão, 20 gotas de óleo essencial de gerânio, 20 gotas de óleo essencial de junípero e 10 gotas de óleo essencial de cipreste. Colocar num frasco escuro com tampa. Massagear vigorosamente as partes do corpo que apresentarem excesso de gordura corporal. Usar diariamente à noite antes de dormir e deixar agindo por toda a noite.

Suco desintoxicante - Coquetel contra obesidade: Passar pela centrífuga 2 limões descascados deixando a pele branca e 2 talos inteiros de aipo. Diluir com um pouco de água e servir imediatamente. Tomar de canudinho em jejum, diariamente, por 7 dias. Pular uma semana e repetir tratamento.
Texto extraído do livro O poder de cura do Limão de Conceição Trucom – Editora Alaúde
Reprodução permitida desde que citada a fonte.



andreia caetano piumhi/mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário