quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PREVISÕES PARA 2010 NO BRASIL

Recados de Ano Novo para Orkut



2010, uma crise a caminho

Niso Vianna
O que vem pela frente, a partir de 2010, pode ser tão dramático quanto a Grande Depressão dos Anos 30. Uma crise devastadora para os Estados Unidos mas que levará o Brasil à condição de potência mundial.
Este artigo, assim como A Grande Depressão da década de 30, é a adaptação da palestra proferida por Niso Vianna [foto] no IV Encontro Astrobrasil de Astrologia Aplicada, em 22 de junho de 2008.

Niso ViannaJaneiro de 2008

Júpiter rege a expansão, os juros, o crédito, as ofertas monetárias, a moedas de trocas (o câmbio), as relações internacionais entre os países e sua regulamentação através da jurisdição ou sistema de leis. Todo esse tema regido por Júpiter sofrerá um forte abalo ao término de 2007 em sua proximidade com Plutão. (Niso Vianna, em Revista Tendências e Flashs, fevereiro/2008)
Plutão entra em Capricórnio
Plutão entra em Capricórnio em janeiro de 2008 e aplica uma oposição à conjunção Vênus-Júpiter no signo de Câncer do Mapa da Declaração da Independência dos EUA. Deflagra, assim, a crise do crédito imobiliário nos Estados Unidos.
A conjunção Vênus-Júpiter em Câncer é um significador da riqueza dos EUA.
EUA - carta radical
Declaração de Independência dos Estados Unidos - 4.7.1776, 2h20 (-05:00) - Filadélfia, Pensilvânia - 075w10, 39n57.
NOTA: o autor utiliza a hipótese da Declaração da Independência às
2h20 da madrugada, com Ascendente em Gêmeos. Não há consenso sobre o assunto.
Muitos autores preferem horários em torno das 17h, com Ascendente
em Sagitário, havendo também alguns defensores de Ascendentes
em Escorpião e Virgem.

EUA em 1º de janeiro de 2008
Trânsitos sobre a carta dos Estados Unidos em 1º de janeiro de 2008: Júpiter e Plutão se aproximam da oposição a Vênus-Júpiter da carta radical.
Marte ativa oposição a Plutão próximo à conjunção Vênus-Júpiter dos EUA em janeiro
Plutão não completa o aspecto em 2008 - Plutão, em 2008, avança até um grau e poucos minutos de Capricórnio e entra em movimento retrógrado em abril, adentrando no signo de Sagitário outra vez (em junho), onde permanecerá até novembro. Então, ingressará novamente em Capricórnio, caminhando em movimento direto.

A recessão se instala em 2009

Em 2009, Plutão torna exata a oposição a Vênus Natal dos EUA
Vênus do mapa norte-americano está a 2º21' de Câncer. Em 2009, Plutão passa por esse grau em fevereiro, junho e novembro. Então, o esforço para evitar a recessão fracassa. Ela se torna mais nítida.
Novembro de 2009 - Em novembro, além de Plutão estar no grau 2 de Capricórnio, Saturno estará a 2 graus de Libra. Ambos afligem Vênus radical dos Estados Unidos em Câncer no grau exato (2º), num efeito multiplicador, acentuando a crise financeira. A recessão norte-americana agora é irrefutável.

2010 e a devastação da economia americana

Março de 2010 - Em março de 2010, Plutão aflige Júpiter dos EUA em grau exato (5º) e Saturno aflige Vênus dos EUA também no grau exato (2º). Esse duplo efeito confirma a devastação na economia norte-americana apontada em aspectos anteriores, agora com maior gravidade.
Júpiter está associado ao crédito e ao sistema bancário; Vênus, às finanças.
EUA em março de 2010
Trânsitos sobre a carta dos Estados Unidos em 9 de março de 2010.
Agosto de 2010 - Grau máximo de tensão astrológica no céu, só comparado nos últimos tempos ao início da década de 30: Saturno a 0º de Libra em oposição a Urano a 0º de Áries, Plutão a 3º de Capricórnio em quadratura a Júpiter a 3º de Áries. O quadro é forte indicador de crise mundial do capitalismo. Agora o efeito dominó pode ser esperado com mais força, alastrando a crise.
EUA em julho de 2010
Trânsitos sobre a carta dos EUA em 28 de julho de 2010: Plutão, Júpiter, Urano,
Saturno e Marte estão envolvidos numa Quadratura T. A configuração guarda notável semelhança com a de 1930, na figura a seguir.
Trânsitos tensos em 1930
Aspectos tensos no auge da crise da Grande Depressão: trânsitos no
dia de Natal de 1930, mostrando Urano, Júpiter, Plutão e Saturno envolvidos
numa Quadratura T na mesma quadruplicidade cardinal
que será afetada em 2010.

EUA saem da crise em 2013

Em 2013 haverá um Grande Triângulo (formação benéfica) em signos de Água entre Netuno, Júpiter e Saturno, bastante promotor de prosperidade, favorecendo a conjunção Vênus-Júpiter do mapa dos EUA. Isso é um indicador de recuperação da economia dos EUA.
Apesar disso, em 2014 os Estados Unidos poderão entrar em mais uma guerra: em abril de 2014, há uma tensão política nos EUA por aspectos tensos ao Sol e a Saturno do mapa radical, que são fortes indicadores de emprego de forças beligerantes em resposta a um conflito governamental de grosso calibre...

Enquanto isso, entre os tupiniquins...

Essa conjunção (Júpiter-Plutão, ocorrida em dezembro de 2007) é indicadora de grandes riscos. Tempos de enormes ganhos e também perdas substanciais por outro lado. (...) Pois é bem nessa época que se anuncia a descoberta de novas reservas de petróleo (...) Exatamente quando Júpiter, mais rápido, está se aproximando de uma conjunção com Plutão, augurando expansão (Júpiter) na produção de petróleo (Plutão). (Niso Vianna, em Revista Tendências e Flashs, fevereiro/2008)
Saturno em Touro no mapa do Brasil favorece economia em 2008
2008 para o Brasil é período muito alvissareiro para o setor agrícola como um todo, pois Saturno em Touro do mapa natal do país está fortemente bem aspectado pela belíssima harmonia que Júpiter e Saturno estão formando no céu em signos de Terra. As propriedades e os imóveis em geral estarão em alta firme nas apostas ao longo de 2008.
O Brasil e a imunidade
Há uma benéfica influência para o Brasil de Júpiter e Saturno em signos de Terra em bom aspecto com o Sol em Virgem e Saturno em Touro do mapa brasileiro, conferindo otimismo e bons fundamentos à economia brasileira, mormente até setembro.
Perspectiva de bonança até novembro
Brasil - Trânsitos setembro 2008
Trânsitos sobre a carta do Brasil em 6 de setembro de 2008.
Setembro a novembro de 2008 parece ser o auge desse boom de bons negócios associados às propriedades agrícolas e ao setor de imóveis. Saturno e Júpiter continuam desenhando uma propícia combinação, favorecendo as atividades econômicas. E, ao que parece, aí começam a aparecer os problemas. Uma oposição entre Urano e Saturno sugere uma forte probabilidade de que o setor de geração de energia elétrica dê sinais de colapso.
Crise energética
O aspecto Saturno oposto a Urano começou a se desenhar no céu em janeiro, quando houve receio de um apagão e insuficiência energética. O aspecto não se completou no início do ano... mas ainda em novembro de 2008 se formará exato. É forte a probabilidade de aí faltar energia elétrica.
Brasil - Novembro de 2008
Trânsitos sobre o mapa do Brasil em 3 de novembro de 2008.
Comentário sobre Saturno-Urano - Urano rege a eletricidade. O aspecto de oposição que Saturno fará promove restrição, limitação (ao setor de energia elétrica, no caso).
Crise no setor de eletricidade - O aspecto de oposição Saturno-Urano persiste até 2010. Entraves energéticos no setor de eletricidade podem afugentar investimentos e mesmo contratações para aumento de produção com máquinas recém-adquiridas para esse fim. Ainda mais sob a perspectiva de piora no cenário internacional, inibindo a oferta.
Em 2012, Brasil prepara-se para sair da crise - Um bom aspecto que Plutão em trânsito fará a Saturno a 9º de Touro do mapa do Brasil indica uma excelente estruturação para sair na frente em meio à crise...

Brasil - grande potência mundial

Em 2013, 2014 e 2015, Plutão fará trígono com o Sol do Brasil (o astro principal de um mapa). Isso é indicação de recuperação completa para o país, resgatando oportunidades perdidas e deslanchando política e economicamente de forma bem mais forte do que o que era antes. O Brasil sairá avantajado da crise.
Brasil - janeiro de 2015
Trânsitos sobre o mapa do Brasil em 1º de janeiro de 2015.
Plutão transitando em Capricórnio faz trígono ao Saturno da Independência.
Brasil sai mais forte da crise - Corroborando essa tese, 2013 coincide com o ano em que se prevê que o país começará a comercializar sua extração das novas jazidas de petróleo recém-descobertas. O petróleo é regido por Plutão, justamente o astro que estará conduzindo o país a uma recuperação total da crise, da qual sairemos fortalecidos.
Júpiter em trígono com Saturno - Um indício dessa prosperidade parece ser confirmada pelo trígono Júpiter-Saturno ao final de 2013 em bom aspecto com o Sol do Brasil, como mostra o mapa seguinte.
Brasil em 2013
Trânsitos sobre o mapa do Brasil em 13 de dezembro de 2013.

Conclusão

O Brasil tem tudo para realizar seu potencial econômico com mais força após a crise global que o mundo atravessará em 2010. Não só se recuperará como dará um salto à frente, ganhando posições. Em 2015, o novo governo terá mais legitimidade, e o povo, mais identidade. Somos realmente um país de futuro.
Outros artigos de Niso Vianna.
ANDREIA CAETANO PIUMHI /MG










sábado, 26 de dezembro de 2009

decoração para o ano novo

ANDREIA CAETANO PIUMHI-MG



Decoração temática - Réveillon

Arrumar a mesa para o natal e o réveillon não é necessariamente sinônimo de altos preços e dor de ca-beça. Pelo contrário, atualmente pode-se decorar, ornamentar,e criar mesas utilizando apenas a criatividade e os objetos encontrados dentro da própria casa, sem ter que despender de muito dinheiro e estresse. Independente do tamanho da mesa, o que conta é o grau de imaginação com que se arruma e decora. O carinho e o capricho também são fatores que fazem o resultado final ser satisfatório. Velas, folhas, toalhas, talheres, almofadas, copos, guardanapos são alguns dos itens que compõem as ceias natalinas e de fim de ano. Apesar do mix de cores serbastante interessante, a tematização de cores torna-se cada vez mais freqüente. As mesas podem ser arrumadas para situações formais e informais. Tudo depende de quem e de quantos estarão presentes. Os especialistas aconselham que a mesa deve ser elaborada de acordo com as pessoas que irão ao local. Se o número de crianças for grande, a tendência é de que se faça uma mesa mais leve e desprovida ao máximo de objetos quebrantes, como o vidro e o cristal. Caso seja um local que a concentração de adultos é maior, pode-se incrementar mais, utilizando cristais e talheres mais requintados. Basicamente a mesa deve conter uma toalha de tecido, pratos fundos, caso seja servida a sopa, pratos rasos, talheres de acordo com a refeição, copos, se possíveis específicos para cada bebida, guardanapos, e é claro uma comida quentinha e bem saborosa. No entanto, para aqueles que estão dispostos a economizar e mesmo assim querem receber os amigos e familiares, a sugestão é bastante simples. Imaginação, criatividade e sutileza fazem o diferencial. A utilização de laços e cestas de frutas  são muito bem vindos!
Para o réveillon, o branco deve ser a cor predominante, tanto nas toalhas utilizadas quanto nos talheres, copos e pratos. Velas e castiçais são opções diferenciadas que podem chamar a atenção. Bastante brilho e cor prata devem ser os elementos coadjuvantes que farão enriquecer ainda mais a Ceia na passagem de ano. Além da decoração a comida deve ser apropriada.Sopa de lentilha, bacalhau e grão-de- bico são boas pedidas, pois, transmitem sinais de prosperidade e fartura. Uma sugestão para o arranjo de mesa é pegar um pedaço de espelho de qualquer formato e posicioná-lo no centro da mesa. Em cima, coloca-se uma peça de cristal ou vidro. Caso não seja possível, peças de alumínio e prata também podem ser utilizadas. Após, aplicam-se pedrinhas brancas por toda a peça. A colocação de flores brancas é interessante. Rosas,copo-de-leite, orquídeas são as mais recomendadas. Ao lado da peça colocam-se frutas e flores amarelas. Alguns vidrinhos menores com anilina verde ecom velinhas flutuantes podem ser dispostos ao redor da peça. Para finalizar colocar alguns laços (verde, vermelho ou dou-rado) pela mesa. Pronto. O ar-ranjo para o Natal estáfeito.(Colaborou Rafael Boldo)Fotos: Celso LimaVermelho é a cor recomendada para a mesa de Natal Azul, prata e branco são os tons para o réveillon

Algumas cores têm significado especial no ano novo:
 

Branco
Traz paz e sorte, mas também carências afetivas. Usado para limpeza do corpo e da mente, é indicado para pessoas estressadas e agitadas. Deve ser evitado por quem teve perdas recentes.


Azul
É a cor das novas amizades. Atrai calma, tranqüilidade,prosperidade, equilíbrio e harmonia familiar. Deve ser usada por quem deseja constituir uma nova família e evitada para quem quer agitar.

Verde
Traz sorte, esperança, saúde física e mental e renovação espiritual. O verde aumenta a confiança, atrai presentes, melhoria financeira e diminui o estresse. Deve ser usado por quem precisa mentalizar energias positivas e evitada por quem se considera superior a outras pessoas.

Rosa
Cor do amor verdadeiro, do romantismo. Representa o verdadeiro amor e melhora a vida afetiva. Atrai felicidade afetiva e simpática. Perfeita para as românticas, meigas e tímidas.

Vermelho
É a cor ideal para quem está à procura do par perfeito, pois representa a paixão. A cor é perigosa porque afasta as amizades ( principalmente do mesmo sexo). A cor está associada à coragem, à iniciativa para se realizar e é indicada para quem quer se apaixonar (mas sem compromissos sérios).

Violeta e lilás
É a cor da energia e da verdade. Atrai sucesso intelectual e ajuda a superar as carências afetivas. Tabém retira a negatividade acumulada durante o ano.

Amarelo
É a cor do dinheiro, da alegria e da riqueza. Simboliza o sol, a fecundidade e a fortuna. Aumenta a capacidade intelectual imaginativa. Não deve ser usada por pessoas inseguras.

Laranja
Atrai sucesso e alegria, eleva a auto-estima, espanta a depressão e desperta o otimismo. Deve ser usada por quem procura emprego e evitada por tímidos.
 

Marrom e bege
Estimulam as atividades profissionais. Invista neste tom se você deseja uma promoção.

Preto
Deve ser evitada na noite de réveillon. Apesar de isolar a inveja, a cor atrai tristeza, depressão, carências afetivas e energias negativas.

Dourado
Proteção divina, destaque na profissão e sucesso material.






andreia caetano piumhi/mg



Imagens de Vestidos para festas de Reveillon formais 2010




Reveillon 2010: novos modelos de vestidos para o Ano Novo


Reveillon 2010: novos modelos de vestidos para o Ano Novo


Vestidos de Ano NovoReveillon 2010: novos modelos de vestidos para o Ano NovoReveillon 2010: novos modelos de vestidos para o Ano Novo









































Reveillon 2010: novos modelos de vestidos para o Ano Novo





Reveillon 2010: novos modelos de vestidos para o Ano Novo


dicas-de-roupas-natal-reveillon-vestidos-

vestido branco - revellion 2010 - sugestão DMvestidos reveillon 2010






simpatias para o ano novo

31 DE DEZEMBRO
SIMPATIAS PARA O ANO NOVO

Atrair ou manter um amor
Quem é casada e quer manter o relacionamento deve acender duas velas amarelas. Peça a Oxum - a deusa do amor, da fertilidade, da pureza e do ouro - estabilidade no relacionamento. Se for solteira, acenda uma, e peça para que apareça alguém especial em sua vida. Depois de acesa, derrame mel em volta da vela, coloque quatro búzios, quatro moedas de mesmo valor e oito ou dezesseis rosas amarelas. Para dar certo é preciso ficar na praia até a vela terminar de queimar.
Para o amor voltar
Escolha oito pedaços de fitas coloridas com 1 metro (todas devem ter cores diferentes, menos preto e vermelho). Olhe na direção do mar e coloque quatro fitas em cada ombro. Com os pés na água, despetale três rosas amarelas. Jogue as pétalas por cima da sua cabeça e deixe que elas caiam no mar. Solte então uma fita de cada vez na água e peça que Oxum traga de volta quem você ama.
Para ter sorte no amor
Pegue cinco ou oito rosas brancas (números de Iemanjá e Oxum), perfume de alfazema, fitas com as cores da harmonia (azul, amarelo, rosa, branco e verde), espelho, talco, sabonete e bijuterias. Forre uma cesta com celofane, amarre uma fita no cabo de uma flor e jogue um pouco de talco e de perfume por cima. Depois, coloque o espelho, o sabonete e as bijuterias na cesta e leve para o mar. Conte três ondas e, na quarta, ofereça a cesta à Iemanjá e a Oxum.
Para ter felicidade
Comece a usar, a partir do dia 28 de dezembro, um par de meias brancas novas. No quarto dia, coloque a meia do pé direito no sol. Depois atire-a longe -cuidado para ela não cair em nenhum lugar úmido. À meia-noite do dia 31 coloque a meia do pé esquerdo ao luar e depois jogue longe dizendo: “Minhas meias foram longe. Não têm teia, nem idade. Se elas se foram, porque se foram, virá a felicidade. Assim seja”.
Para afastar maus fluidos
Na beira do mar, com a água na altura da canela, derrame pipoca ao longo de seu corpo, da cabeça aos pés. Deixe que o mar leve a pipoca, que é um elemento do orixá Omolu, senhor da vida, da cura e da saúde.
Para ter paz, tranqüilidade e prosperidade
Misture pétalas de rosa branca, arroz cru e uma essência e passe pelo corpo. Olhando para o mar, reze pedindo paz e prosperidade para o ano que se aproxima. Tire os sapatos e entre no mar vestida com uma roupa branca. Dê três mergulhos e dê costas para a areia.
Para ter dinheiro o ano inteiro
Leve para a praia sete rosas brancas, sete moedas do mesmo valor, perfume de alfazema e um champanhe. Reze para Iemanjá e para os orixás que têm força no mar. Conte sete ondas e jogue as flores no mar. Em seguida, coloque o conteúdo do champanhe e ofereça aos orixás. Lave as moedas com o perfume e coloque-as na mão direita. Mergulhe a mão na água e peça proteção financeira. Deixe o mar levar seis moedas e fique com uma, que deve ser guardada como amuleto durante o ano.
Crendices e superstições de Ano Novo

Acredita-se que comer lentilha traz sorte, pois, como é um alimento que cresce, faz a pessoa crescer também;
Uma das simpatias mais comuns feitas no Ano Novo para atrair dinheiro é a da romã. Chupe sete sementes na noite de Réveillon, embrulhe todas num papel e guarde o pacotinho na carteira para ter dinheiro o ano inteiro;
O consumo de aves, como o peru e o frango, e o de caranguejo não é indicado na ceia de Ano Novo. Como esses animais ciscam ou andam para trás, acredita-se que quem comê-los regride na vida;
Guarde uma folha de louro na carteira durante o ano inteiro para ter sorte;
Coma três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas;
Jogue moedas da rua para dentro de casa para atrair riqueza;
Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, e jogue todo o champanhe para trás para deixar tudo o que for ruim no passado;
Passe as 12 badaladas em cima de uma cadeira ou banquinho e depois desça com o pé direito;
Pule num pé só (o direito), à meia-noite, para atrair coisas boas;
Não passe a virada do ano de bolsos vazios para não continuar o ano inteiro com eles vazios;
Coloque uma nota no sapato para chamar dinheiro;
No dia 31, faça uma boa limpeza na casa, varrendo-a de trás para frente. Coloque para fora todo lixo, objetos quebrados e lâmpadas queimadas. Não guarde as roupas do avesso;
Para evitar energias ruins, muitas pessoas lavam os batentes das portas com sal grosso e água e borrifam água benta nos quatro cantos da casa;
Na primeira noite do ano, use lençóis limpos;
À meia-noite, para ter sorte no amor, cumprimente em primeiro lugar uma pessoa do sexo oposto;
Quem pretende viajar bastante no ano que se aproxima, deve pegar uma mala vazia e dar uma volta dentro de casa;
Abra as portas e janelas da casa e deixe as luzes acesas;
O primeiro negócio do ano nunca deve ser fiado nem com pessoa pobre.
Fonte: Guia dos Curiosos


andreia caetano piumhi/mg

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

bom gosto é aqui: RECEITAS DE NATAL

bom gosto é aqui: RECEITAS DE NATAL

RECEITAS DE NATAL


Receitas de Natal - Lombo recheado com ameixas ao vinho tinto

Receita de Lombo recheado com ameixas ao vinho tinto, hummm, já deu até água na boca, imagina esse prato na sua ceia de natal? A ceia natalina para a religião católica esta ligada diretamente à última ceia de Cristo. Porém, segundo a literatura a Ceia de Natal tem origem no antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, para a grande confraternização universal desta data tão significativa para os cristãos. Para a ocasião era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição correu mundo e, em cada lugar foi adaptada as particularidades local como, por exemplo, a adição do peru na ceia que é tradição americana, porém que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países como o Brasil. Aqui o chef de cozinha Chico Ferreira da Romã Produções Gastronômicas ensina a preparar um delicioso lombo recheado com ameixas ao molho de vinho tinto, que é ideal para servir na ceia de natal.


"Receitas de Natal - Lombo recheado com ameixas ao vinho tinto".



ceia de natal

ANDREIA CAETANO PIUMHI-MG

CEIA DE NATAL






ceia natal seia natalina



Qual a origem do costume da ceia?


Nossa mais antiga tradição do Natal dá conta que era costume das famíliasirem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Como a comunhão exigia jejum prolongado, antigamente até mesmo de um dia, as famílias preparavam a princípio um lanche e , com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas. O peru, por exemplo, é uma incorporação que fizemos do costume americano presente no “Dia de Ação de Graças”. O bolo é tradição ibérica; o panetone, italiana, as frutas, em especial a uva, da Europa Oriental. O mais exótico são as frutas secas, castanhas, etc. Frutos do inverno europeu que não precisávamos adotar em nosso país, mas que optamos em honra à lembrança e depois à memória dos emigrantes.

SENDO SIMPLES OU SOFISTICADA SUA CEIA 
O IMPORTANTE É ESTAR A FAMÍLIA REUNIDA E,
QUE NÃO ESQUEÇAMOS O ANIVERSARIANTE DO DIA  JESUS.


BEIJOS E UM FELIZ NATAL !!!!




domingo, 13 de dezembro de 2009

Dicas De Presentes pa homens




 são mais difíceis? Que nada! Se depender deles, não há combinação de roupas. Aliás, se estiverem na frente da TV, com o time em boa fase, o presente será a vitória naquele dia. Por isso, além dos citados aqui, pense que qualquer artigo futebolístico pode ser um bom presente. Para os mais vaidosos, um bom perfume. Canetas, relógios, bonés e chaveiros são os mais seguros, quando não se tem alguma intimidade, sem esquecer os livros, CDs ou DVDs.
Em se tratando de vestuário, uma camisa, um terno ou uma gravata são sempre bem-vindos. Antes, claro, verifique se é útil para o presenteado, seja na profissão ou saídas à noite.




Para os atletas, um tênis para aquela corrida no fim de tarde, ou uma chuteira, para as peladas no fim – ou no meio – de semana.
Para depois dos jogos, se ele gostar de um churrasco – é quase uma verdade absoluta – uma bela churrasqueira é um ótimo pedido.
Caso tenha um carinho especial com o carro, um kit de ferramentas para cuidar ainda mais do melhor amigo dele, contendo diversos tipos de chaves e outros aparatos, fará a alegria do garoto.
Outros acessórios também são bem-vindos, como carteiras e óculos de sol, também na lista dos tradicionais.


andreia caetano piumhi/mg

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Andropausa e menopausa


Andropausa e menopausa

Por Dr. Tércio Ribas.

De repente a mulher se olha no espelho e diz: "Oh! vida, oh! Céus, oh! Azar! Chegou a menopausa. Eu não sou mais a mesma!" E ela passa a sentir algumas transformações no seu corpo que lhe são muito marcantes. É certo que 30% delas vão vencer esta situação sem nenhum sintoma.


Recentemente li, num artigo de revista médica, um trabalho que chegava à conclusão que se a mulher não se estressar e não curtir os problemas quando jovem, ela terá uma menopausa tranqüila e que os sintomas são diretamente proporcionais à ansiedade da paciente.

Quanto mais ansiosa pior será esta fase. Donde se conclui que um dos segredos é não se estressar. Hoje em dia, porém, tem uns "remédios milagrosos". São aqueles que fazem a terapia de reposição hormonal e que cessam os suores e conseguem devolver à mulher aquilo que elas perderam, como, por exemplo, a lubrificação vaginal que tinham quando se excitavam e eram garotinhas novas, ou a textura da pele que era normal e que agora está ressecada. É preciso haver uma consulta prévia ao ginecologista porque não são todas que podem fazer esta reposição. Existe até a alternativa de uma reposição natural sem as contra-indicações do hormônio.

Desde a vida intra-uterina, ainda não nascidas, as mulheres já têm um número definido de folículos nos dois ovários, que serão consumidos no decorrer de suas vidas. Estes milhões de folículos que existiam inicialmente irão sendo gastos e não haverá produção para substituí-los. Uma das formas de redução deste número, extremamente interessante, é a ovulação.

A partir da adolescência, a cada ciclo menstrual, alguns folículos de um ovário e alguns folículos do outro ovário começam um processo de amadurecimento para um deles ser o vencedor e se transformar no "óvulo do mês", que vai ter o potencial de gerar uma gestação. E quando ocorre a ovulação há uma regressão de todos os outros folículos envolvidos nesta briga mensal para ser o melhor. E literalmente estes folículos são perdidos.

No lugar de onde este óvulo saiu, forma-se um cisto (que nós chamamos de funcional ou corpo lúteo) e que tem uma função fantástica, a de preparar a camada interna da cavidade uterina para receber o possível óvulo fecundado pelo espermatozóide. Às vezes, quando não se alerta previamente como normal neste caso, isto causa um enorme susto na paciente, quando lê o laudo de sua ultra-sonografia revelando um cisto no ovário.

São os hormônios deste pequeno cisto que vão manter a gestação até que a placenta assuma esta função. Todo mês o organismo da mulher se prepara para uma gravidez e, quando ela não ocorre, esta camada interna do útero é eliminada sob forma de menstruação, iniciando tudo novamente.

Foi com bastante propriedade que Davi falou do modo maravilhoso que ele foi formado. Todo este mecanismo, tremendamente engenhoso que resumimos é muito interessante.

Até que chega num momento, lá pelos 50 anos, em que os folículos acabam e o principal produtor do hormônio estrogênio, o folículo do ovário, se esgota, iniciando a falência do órgão. O tecido restante do ovário, mesmo sem os folículos, e as glândulas supra-renais ainda produzirão estrogênio, porém numa proporção muito menor.

Com os homens, neste aspecto, Deus foi mais generoso. Como Ele deu à mulher várias vantagens sobre nós, como por exemplo, o orgasmo múltiplo no relacionamento sexual que nós não temos; a beleza externa muito mais comum a elas do que a nós de modo geral; o maior peso na escolha do parceiro (por mais que digamos que não, esta função, na realidade, acaba sendo delas), etc... deu a nós, homens, uma andropausa com muito menos sintomas que a menopausa.

As manifestações clínicas são bem mais leves e, às vezes, imperceptíveis. Não existe aquela parada de produção hormonal como ocorre nos ovários. Os testículos continuam a produzir os hormônios masculinos que vão diminuindo de forma bem devagar a partir dos 50 anos. Isto determina ao longo do tempo uma adaptação mais fácil. Calcula-se que aos 80 anos o homem ainda produza testosterona em 50% de sua capacidade máxima.

Com a diminuição do hormônio masculino, a tendência e o desejo sexual também diminuem. Há um maior cansaço de forma geral, mesmo porque existe uma perda muscular paralela. Em uma condição menor do que a das mulheres, pode haver osteoporose que leve à fraturas. Alterações do humor e até sensação de calor súbito são queixas relatadas.

Não é comum o tratamento do homem previamente, como alguns ginecologistas fazem com suas pacientes. Apenas quando as taxas hormonais estão comprovadamente baixas e causam sintomas, é que ocorre a terapia. Há um cuidado maior em se usar o tratamento com testosterona, devido a alguns efeitos colaterais. Por isto esta reposição hormonal requer a participação de um Urologista para o acompanhamento do caso e de forma nenhuma deve ser feita de qualquer maneira.
Sem a intenção de mexer com as meninas, mas já que estamos falando de bênçãos, Deus deu ao homem a capacidade de ter potência em seu pênis por muitos anos. Se não houver nenhuma doença que altere a circulação sanguínea ou a inervação do pênis, ele poderá manter ereção até numa idade bem avançada. Certamente a qualidade não será mais aquela de um garotão de 20 anos, porém permitirá o relacionamento.

Acontece que aos 50 anos o sujeito dá uma falhada homérica, vergonhosa. E, então, a mulher bate em seu ombro e diz: "É, velho, você não é mais aquele." Isto acaba com o homem. Todas estas questões sexuais são muito ligadas aos fatores psicológicos. Se você chegar para ele e disser: "Fica assim, não, amanhã a gente consegue." É o estímulo que este cara precisa e, com certeza, amanhã ele será fantástico.

Da mesma forma, quando a mulher chega na situação descrita no início deste artigo, é o momento de o homem lhe dar todo apoio e dizer que isto não tem nada a ver, ajudando-a nesta fase. Precisamos nos conscientizar que temos de procurar o ginecologista/urologista para termos o apoio e orientação médica necessários para que curtamos estes momentos da terceira idade que, pelas estatísticas, mesmo aqui no Brasil, tem aumentado progressivamente o seu tempo de duração.
Um fato interessante é que dentre as propriedades do estrogênio há uma ação específica contra doenças cardiovasculares. Você praticamente não vê uma mulher jovem ter infarto. Porém, após a menopausa, se não houver reposição deste hormônio, o risco para esta situação é praticamente igual ao do homem.
Alguns exames laboratoriais e complementares, como a mamografia, ultra-sonografia, densidometria óssea, deverão ser solicitados. Pode-se estar perdendo massa óssea até sem qualquer outro "sintoma da menopausa". Com certa paciência você poderá fazer este acompanhamento mesmo na rede pública de atendimento médico. A primeira consulta certamente demorará, mas acabará chegando a sua vez.

Se houver indicação de reposição hormonal, existem várias formas de administração, desde oral ou injetável ou aplicação na pele ou até spray nasal.
Medidas de caráter geral são, na maioria das vezes, recomendadas para os dois sexos, como uma boa caminhada para fortalecer os ossos e procurar manter a massa muscular que se vai perdendo. Isto também contribui para o cuidado com as doenças cardiovasculares. Exercícios musculares específicos podem ajudar muito na função sexual (que infelizmente, em nossa cultura, é uma atribuição quase que apenas dos mais jovens). De tanto divulgar estes exercícios nas palestras, já tive retorno de mulheres que só passaram a sentir prazer sexual após esta informação. Os músculos podem resolver até situações como a incontinência urinária que está presente em 30 a 40% das mulheres nesta época.

O controle da dieta, aumentando o número de alimentos que contêm cálcio é fundamental. Mais ou menos 25% das pessoas adultas não ingerem a proporção de cálcio de que necessitamos diariamente. Uma das principais fontes deste elemento é o leite e seus derivados. O que absolutamente não ajuda é a tendência de engordar nesta fase da vida, por isso temos que vigiar o peso.

Procurar conviver em grupos, melhorando a auto-estima e trocando experiências com outras (os), ao invés de ficar isolada (o) e mal-humorada(o), como por vezes
assistimos e "aturamos".

Tentar se informar, lendo alguma literatura a respeito, como vocês estão fazendo neste momento, facilita o entendimento da prevenção necessária, valorizada tanto por nós, médicos.

Finalizando, deixamos com vocês um pensamento: se temos de passar 20, 30, 40 anos de nossa vida convivendo com a menopausa/andropausa, precisamos nos preparar para esta fase "numa boa".

Tércio Ribas



andreia caetano piumhi/mg

DICASDEDECORAÇÃO PARA O NATAL

ANDREIA CAETANO PIUMHI-MG
natal1e portanto ai vão algumas dicas natalinas de decoração…
para quem quer sair do tradicional vermelho e verde..


ANDREIA CAETANO PIUMHI/MG

A HISTÓRIA DO NATAL

A História do Natal ao redor do mundo: algumas curiosidades

A história do natal é controversa desde o início. Muitas das celebrações que deram origem ao feriado cristão eram práticas pagãs e, por isso, eram vistas com maus olhos pela Igreja Católica. Hoje, as tradições de natal diferem de acordo com os costumes de cada país.
O final do mês de Dezembro era a época perfeita para celebrações na maior parte da Europa. Neste período do ano muitos do animais criados nas fazendas eram mortos para poupar gastos com alimentação durante o inverno. Para muitas pessoas esta era a única época do ano em que poderiam dispor de carne fresca para sua alimentação. Além disso, a cerveja e o vinho produzidos durante o ano estavam fermentados e prontos para o consumo no final do .
Muito antes do cristianismo, os suíços já celebravam o "midvinterblot" ao final do inverno. A comemoração acontecia em locais específicos para a realização de cultos, com sacrifícios humanos e animais. Por volta de 1200 AC, uma grande mudança na história do natal na Suíça, que passa a homenagear seus deuses locais nesta data.
  



História do Natal: origem e curiosidades

Celebrações durante o inverno já eram comuns muito antes do Natal ser celebrado no dia 25 de Dezembro. Antes do nascimento de Jesus, a história do Natal tem início com os europeus, que já celebravam a chegada da luz e dos dias mais longos ao fim do inverno. Tratava-se de uma comemoração pagã do “Retorno do Sol”.
Na verdade, no início da história do Natal, esta era uma festividade sem data fixa celebrada em dias diversos em cada parte do mundo. No século 4 AC, o então Papa Julius I muda para sempre a história do Natal escolhendo o dia 25 de Dezembro como data fixa para a celebração das festividades. A idéia era substituir os rituais pagãos que aconteciam no Solstício de Inverno por uma festa cristã.
No ano de 1752, quando os cristãos abandonaram o calendário Juliano para adotar o Gregoriano, a data da celebração do Natal foi adiantada em 11 dias para compensar esta mudança no calendário. Alguns setores da Igreja Católica, os chamados “calendaristas”, ainda festejam o Natal em sua data original, antes da mudança do calendário cristão, no dia 7 de Janeiro.


ANDREIA CAETANO PIUMHI/MG

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sibutramina - Reductil, Meridia, Plenty, Sibutral

Sibutramina - Reductil, Meridia, Plenty, Sibutral





A sibutramina é o principal componente de diversos remédios para emagrecer como: Plenty, Reductil, Meridia e Sibutral. Sua função esperada é a perda de peso, conseguido através da inibição da recaptação de serotonina e de noradrenalina (HANSEN et al, 1999, STOCK et al, 1997). A sibutramina deve ser usada simultaneamente com exercícios e alimentação adequada, e somente quando dietas e atividades físicas não produzirem os resultados desejados.

A noradrenalina é um hormônio liberado pela supra-renal e serve também como precursor da adrenalina, tendo como principais efeitos: elevação do metabolismo, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Ao evitar a recaptação da noradrenalina na fenda sináptica a siburamina potencializa os efeitos deste hormônio, aumentando o gasto energético (HANSEN et al, 1998; WALSH et al, 1999).

A serotonina é um neutrotransmissor produzido no cérebro a partir do aminoácido triptofano, atuando como vasoconstritor, estimulador da musculatura lisa (presente nos órgãos), regulador do sono, do apetite e do humor. Ao inibir a recaptação da serotonina, aumenta-se sua concentração, diminuindo a ansiedade e aumentando a saciedade (CHAPELOT et al, 2000).

Ou seja, a sibutramina atua através de dois mecanismos: aumento do gasto energético e diminuição do apetite.

Eficiência

Em geral, as pesquisas demonstram a sibutramina como eficiente e relativamente segura no combate à obesidade.

Em 2000, JAMES et al, administraram 10 mg/dia de sibutramina juntamente com um déficit calórico e obtiveram redução de 5% ou mais de peso em 77% dos pacientes ao final de seis meses. Ainda neste estudo os autores verificaram que sibutramina foi eficiente, também, na manutenção deste redução ponderal por um período de 18 meses. Neste mesmo ano, McMAHON conduziu uma pesquisa que procurou averiguar a eficiência e segurança do hidrocloreto de sibuitramina na redução ponderal de pacientes obesos hipertensos. O estudo durou 52 semanas e, segundo os autores, as intervenções no comportamento foram mínimas. Mediu-se o peso corporal, o IMC, circunferências da cintura e do quadril, níveis de triglicerídios, HDL, LDL e colesterol, como medida de segurança, controlou-se a pressão arterial, freqüência cardíaca e reações adversas. Nos pacientes tratados com sibutramina a perda de peso ocorreu no primeiro semestre e foi mantida até o final do experimento, deste grupo 40,1%, perderam 5% ou mais do peso corporal e 13,4% perderam mais de 10%, em comparação com 8,7% e 4,3% no grupo placebo, respectivamente. Esta perda de peso foi relacionada com melhoras em todos os parâmetros analisados. Os pacientes tratados com sibutramina tiveram um aumento médio de 2 mmHg na pressão diastólica e de 4,9 bpm na freqüência cardíaca, em comparação com o placebo que teve queda de 1,3 mmHg na pressão arterial e nenhuma alteração na freqüência cardíaca. Os efeitos adversos foram em grande parte transitórios e de pouca relevância, sendo a hipertensão causadora de descontinuidade do tratamento em 5,3% dos pacientes do grupo experimental. 


Normalmente os estudos têm verificado perda de peso significativa com o uso de sibutramina como os de CUELLAR et al (2000), que usou 15 mg/dia de sibutramina durante seis meses em pacientes obesos e obteve perda de 10,27 kg no grupo experimental, contra apenas 1,26 kg no controle, além de reduções significativas no IMC e na circunferência da cintura. FANGHANEL et al (2000) administraram 10 mg/dia de sibutramina durante seis meses a pacientes obesos, obtendo perda de 7,52 kg em média para o grupo experimental e redução de 12,51 centímetros na circunferência da cintura.

Especificamente sobre a saciedade, CHAPELOT et al (2000) analisaram os efeitos objetivos (ingestão de alimentos) e subjetivos (sensações de fome) com a administração de 15 mg de sibutramina no período da manhã (08:30). A substância começou a fazer efeito, mais ou menos, 6 horas depois da ingestão, produzindo redução no consumo calórico de, em média, 311,5 kcal comparada com o placebo, esta redução foi ainda maior quando se analisou o período de 24 horas (redução de 382,4 kcal), sendo o efeito mais acentuado no almoço (redução de 152,1 kcal).

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns encontrados nos estudos foram: secura na boca, pressão alta, fadiga, constipação, taquicardia, anorexia, dores de cabeça e insônia. (RICHTER, 1999; FANGHANEL et al, 2000; LUQUE et al, 1999; JAMES et al, 2000; BRAY et al, 1999, CUELLAR et al, 2000; SCHUH et al, 2000). Inclusive, houve alto índice de desistência dos paciente em alguns estudos, como no de CUELLAR, onde +/-37% do grupo experimental abandonou a pesquisa devido à ineficiência e aos efeitos colaterias da intervenção, principalmente infecções respiratórias e constipação.

Como a sibutramina tem sido considerada segura e eficiente pela maioria dos especialistas, corre-se o risco iminente de abuso. Pensando nisso, pesquisadores franceses realizaram um estudo para averiguar os efeitos de doses abusivas de sibutramina. Na pesquisa, comparou-se 25 e 75 mg diárias desta substância, com 20 mg de anfetamina e placebo. De acordo com os resultados, o uso de 25 mg/dia de sibutramina não produziu efeitos colaterais relevantes, já a dosagem de 75 mg/dia ocasionou efeitos desagradáveis como ansiedade, confusão e fadiga, sendo que os pacientes optariam por não mais receber altas doses de sibutramina, ao contrário da anfetamina, que produziu efeitos positivos no humor e foi considerada agradável pelos pacientes (SCHUH et al, 2000).

Conclusão

Apesar de muito usada e prescrita por médicos e pseudoespecialistas a sibutramina tem seus efeitos colaterais e suas limitações. Lembre-se que ela só deve ser usada nos casos onde dietas e atividades físicas não surtiram efeito e que esta substância tem sua indicação terapêutica e foi testada em grupo restrito de pacientes: Os obesos. Ou seja, se você deseja apenas perder pequenas quantidades de gordura para melhorar seu visual em trajes de banho ou roupas decotadas, eu não recomendaria o uso desta substância.



andreia caetano piumhi/mg

domingo, 22 de novembro de 2009

miojo faz mal a saúde

miojo



Quem tem preguiça, pouco tempo ou nenhuma prática na cozinha conhece bem a facilidade do macarrão instantâneo. Em três minutos, um prato de comida pronto e temperado, sujando apenas uma panela. O problema é que quem é adepto dessa comidinha também já deve ter ouvido falar que o produto faz mal, e uma pesquisa recente mostra que o macarrão pode ser muito mais prejudicial à saúde do que se imaginava.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) recentemente analisou dez marcas de macarrão instantâneo e chegou a uma conclusão assustadora: o tempero em pó de algumas marcas do produto contém mais sódio do que a quantidade indicada para o consumo em um dia inteiro


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas, e o de sódio, 2 gramas. No famoso Miojo, o sódio compõe 16% do produto – 0,8 gramas em cada pacotinho de tempero – isso porque a marca foi a classificada com a menor quantidade de sódio. As marcas Qualitá e Piraquê têm 2,32 gramas de sódio no tempero, que tem 8 gramas no total. A substância é um fator de risco para doenças cardíacas e hipertensão, além de aumentar a pressão arterial.
Outros problemas
Produtos deste tipo abusam do glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor. O glutamato é conhecido como uma substância viciante e pode causar reações adversas no organismo, mas tem o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Especialistas já observaram que o uso em excesso do glutamato pode causar enxaquecas, dores de cabeça, náusea, quimação no peito e sudorese, além de outras reações.
No macarrão da marca Maggi, a Pro Teste descobriu que o glutamato corresponde a quase 23% da formulação do produto. Além do excesso de sódio e glutamato monossódico na fórmula, o macarrão instantâneo tem quantidades enormes de gordura. O Nissin Lamen, por exemplo, tem 16 gramas de gordura em 85 gramas de alimento, quantidade correspondente a 29% da recomendação de consumo diário.
As marcas avaliadas pela Associação foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica.[Anderssauro, R7: 1 e

andreia caetano piumhi/mg

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

o pentagrama

Pentagrama
O SÍMBOLO MÁGICO DAS ANTIGAS TRADIÇÕES ATÉ HOJE 


"Texto de Deise G. Ruas"


Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre se sentiu envolto por forças superiores e trocas energéticas que nem sempre soube identificar. Sujeito a perigos e riscos, teve a necessidade de captar forças benéficas para se proteger de seus inimigos e das vibrações maléficas. Foi em busca de imagens, objetos, e criou símbolos para poder entrar em sintonia com energias superiores e ir ao encontro de alguma forma de proteção.

Dentre estes inúmeros símbolos criados pelo homem, se destaca o pentagrama, que evoca uma simbologia múltipla, sempre fundamentada no número 5, que exprime a união dos desiguais. As cinco pontas do pentagrama põem em acordo, numa união fecunda, o 3, que significa o principio masculino, e o 2, que corresponde ao princípio feminino. Ele simboliza, então, o andrógino.
O pentagrama sempre esteve associado com o mistério e a magia. Ele é a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo consequentemente chamado de "Laço Infinito".

A potência e associações do pentagrama evoluíram ao longo da história. Hoje é um símbolo onipresente entre os neo-pagãos, com muita profundidade mágica e grande significado simbólico.

ORIGENS, RITOS E CRENÇAS 

Um de seus mais antigos usos se encontra na Mesopotâmia, onde a figura do pentagrama aparecia em inscrições reais e simbolizava o poder imperial que se estendia "aos quatro cantos do mundo". Entre os Hebreus, o símbolo foi designado como a Verdade, para os cinco livros do Pentateuco (os cinco livros do Velho Testamento, atribuídos a Moisés). Às vezes é incorretamente chamado de "Selo de Salomão", sendo, entretanto, usado em paralelo com o Hexagrama.

Na Grécia Antiga, era conhecido como Pentalpha, geometricamente composto de cinco As. Pitágoras, filósofo e matemático grego, grande místico, iniciado nos grandes mistérios, percorreu o mundo nas suas viagens e, em decorrência, se encontram possíveis explicações para a presença do pentagrama, no Egito, na Caldéia e nas terras ao redor da Índia. A geometria do pentagrama e suas associações metafísicas foram exploradas pelos pitagóricos, que o consideravam um emblema de perfeição. A geometria do pentagrama ficou conhecida como " A Proporção Dourada", que ao longo da arte pós helênica, pôde ser observada nos projetos de alguns templos.

Para os agnósticos, era o pentagrama a "Estrela Ardente" e, como a Lua crescente, um símbolo relacionado à magia e aos mistérios do céu noturno. Para os druidas, era um símbolo divino e, no Egito, era o símbolo do útero da terra, guardando uma relação simbólica com o conceito da forma da pirâmide. Os celtas pagãos atribuíam o símbolo do pentagrama à deusa Morrigan.
Os primeiros cristãos relacionavam o pentagrama às cinco chagas de Cristo e, desde então, até os tempos medievais, era um símbolo cristão . Antes da Inquisição não havia nenhuma associação maligna ao pentagrama; pelo contrário, era a representação da verdade implícita, do misticismo religioso e do trabalho do Criador.

O imperador Constantino I, depois de ganhar a ajuda da Igreja Cristã na posse militar e religiosa do Império Romano em 312 d.C., usou o pentagrama junto com o símbolo de chi-rho (uma forma simbólica da cruz), como seu selo e amuleto. Tanto na celebração anual da Epifania, que comemora a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, assim como também a missão da Igreja de levar a verdade aos gentios, tiveram como símbolo o pentagrama, embora em tempos mais recentes este símbolo tenha sido mudado, como reação ao uso neo-pagão do pentagrama.

Em tempos medievais, o "Laço Infinito" era o símbolo da verdade e da proteção contra demônios. Era usado como um amuleto de proteção pessoal e guardião de portas e janelas.

Os Templários, uma ordem militar de monges formada durante as Cruzadas, ganharam grande riqueza e proeminência através das doações de todos aqueles que se juntavam à ordem, e amealhou também grandes tesouros trazidos da Terra Santa. Na localização do centro da "Ordem dos Templários", ao redor de Rennes du Chatres, na França, é notável observar um pentagrama natural, quase perfeito, formado pelas montanhas que medem vários quilômetros ao redor do centro. Há grande evidência da criação de outros alinhamentos geométricos exatos de Pentagramas como também de um Hexagrama, centrados nesse pentagrama natural, na localização de numerosas capelas e santuários nessa área.

Está claro, no que sobrou das construções dos Templários, que os arquitetos e pedreiros associados à poderosa ordem conheciam muito bem a geometria do pentagrama e a "Proporção Dourada", incorporando aquele misticismo aos seus projetos.
Se iniciaram os tempos negros da Inquisição, das torturas e falsos-testemunhos, de purgar e queimar, esparramando-se como a repetição em câmara-lenta da peste negra, por toda a Europa.
Durante o longo período da Inquisição, havia a promulgação de muitas mentiras e acusações em decorrência dos "interesses" da ortodoxia e eliminação de heresias. A Igreja mergulhou por um longo período no mesmo diabolismo ao qual buscou se opor. O pentagrama foi visto, então, como simbolizando a cabeça de um bode ou o diabo, na forma de Baphomet.

Também, por esse tempo, envenenar como meio de assassinato entrou em evidência. Ervas potentes e drogas trazidas do leste durante as Cruzadas, entraram na farmacopéia dos curandeiros, dos sábios e das bruxas. Curas, mortes e mistérios desviaram a atenção dos dominicanos da Inquisição, dos hereges cristãos, para as bruxas pagãs e para os sábios, que tinham o conhecimento e o poder do uso dessas drogas e venenos.
Durante a purgação das bruxas, outro deus cornudo, como Pan, chegou a ser comparado com o diabo (um conceito cristão) e o pentagrama - popular símbolo de segurança - pela primeira vez na história, foi associado ao mal e chamado "Pé da Bruxa". As velhas religiões e seus símbolos caíram na clandestinidade por medo da perseguição da Igreja e lá ficaram definhando gradualmente, durante séculos.

DO RENASCIMENTO ATÉ HOJE 

As sociedades secretas de artesãos e eruditos, que durante a inquisição viveram uma verdadeira paranóia, realizando seus estudos longe dos olhos da Igreja, já podiam agora com o fim do período de trevas da Inquisição, trazer à luz o Hermetismo, ciência doutrinaria ligada ao agnosticismo surgida no Egito, atribuída ao deus Thot, chamado pelos gregos de Hermes Trismegisto, e formada principalmente pela associação de elementos doutrinários orientais e neoplatônicos. Cristalizou-se, então, um ensinamento secreto em que se misturavam filosofia e alquimia, ciência oculta da arte de transmutar metais em ouro. O simbolismo gráfico e geométrico floresceu, se tornou importante e, finalmente, o período do Renascimento emergiu, dando início a uma era de luz e desenvolvimento.

Um novo conceito de mundo pôde ser passado para a Europa renascida, onde o pentagrama (representação do número cinco), significava agora o microcosmo, símbolo do Homem Pitagórico que aparece como uma figura humana de braços e pernas abertas, parecendo estar disposto em cinco partes em forma de cruz; o Homem Individual. A mesma representação simbolizava o macrocosmo, o Homem Universal - dois eixos, um vertical e outro horizontal, passando por um mesmo centro. Um símbolo de ordem e de perfeição, da Verdade Divina. Portanto, "o que está em cima é como o que está embaixo", como durante muito tempo já vinha sendo ensinado nas filosofias orientais.
O pentagrama pitagórico - que se tornou, na Europa, o de Hermes, gnóstico - já não aparece apenas como um símbolo de conhecimento, mas também como um meio de conjurar e adquirir o poder. Figuras de Pentagramas eram utilizadas pelos magos para exercer seu poder: existiam Pentagramas de amor, de má sorte, etc.

No calendário de Tycho Brahe 
"Naturale Magicum Perpetuum" (1582), novamente aparece a figura do pentagrama com um corpo humano sobreposto, que foi associado aos elementos. Agripa (Henry Cornelius Von de Agripa Nettesheim), contemporâneo de Tycho Brahe, mostra proporcionalmente a mesma figura, colocando em sua volta os cinco planetas e a Lua no ponto central (genitália) da figura humana. Outras ilustrações do mesmo período foram feitas por Leonardo da Vinci, mostrando as relações geométricas do Homem com o Universo.

Mais tarde, o pentagrama veio simbolizar a relação da cabeça para os quatro membros e consequentemente da pura essência concentrada de qualquer coisa, ou o espírito para os quatro elementos tradicionais: terra, água, ar e fogo - o espírito representado pela quinta essência ( a "Quinta Essência" dos alquimistas e agnósticos).pentagrama.gif Pentagrama image by Setsuna-Taki

Na Maçonaria, o homem microcósmico era associado com o Pentalpha (a estrela de cinco pontas). O símbolo era usado entrelaçado e perpendicular ao trono do mestre da loja. As propriedades e estruturas geométricas do "Laço Infinito" foram simbolicamente incorporadas aos 72 graus do Compasso - o emblema maçônico da virtude e do dever.

Nenhuma ilustração conhecida associando o pentagrama com o mal aparece até o Século XIX. Eliphas Levi (Alphonse Louis Constant) ilustra o pentagrama vertical do homem microcósmico ao lado de um pentagrama invertido, com a cabeça do bode de Baphomet ( figura panteísta e mágica do absoluto). Em decorrência dessa ilustração e justaposição, a figura do pentagrama, foi levada ao conceito do bem e do mal.

Contra o racionalismo do Século XVIII, sobreveio uma reação no Século XIX, com o crescimento de um misticismo novo que muito deve à Santa Cabala, tradição antiga do Judaísmo, que relaciona a cosmogonia de Deus e universo à moral e verdades ocultas, e sua relação com o homem. Não é tanto uma religião mas, sim, um sistema filosófico de compreensão fundamentado num simbolismo numérico e alfabético, relacionando palavras e conceitos.
Eliphas Levi foi um expositor profundo da Cabala e instrumentou o caminho para a abertura de diversas lojas de tradição hermética no ocidente: a "Ordem Temporale Orientalis" (OTO), a "Ordem Hermética do Amanhecer Dourado" (Golden Dawn), a "Sociedade Teosófica", os "Rosacruzes", e muitas outras, inclusive as modernas Lojas e tradições da Maçonaria.

Levi, entre outras obras, utilizou o Tarot como um poderoso sistema de imagens simbólicas, que se relacionavam de perto com a Cabala. Foi Levi também quem criou o Tetragrammaton - ou seja, o pentagrama com inscrições cabalísticas, que exprime o domínio do espírito sobre os elementos, e é por este signo que se invocavam, em rituais mágicos, os silfos do ar, as salamandras do fogo, as ondinas da água e os gnomos da terra" ("Dogma e Ritual da Alta Magia" de Eliphas Levi).

A Golden Dawn, em seu período aureo (de 1888 até o começo da primeira guerra mundial), muito contribuiu para a disseminação das raízes da Cabala Hermética moderna ao redor do mundo e, através de escritos e trabalhos de vários de seus membros, principalmente Aleister Crowley, surgiram algumas das idéias mais importantes da filosofia e da mágica da moderna Cabala.

Em torno de 1940, Gerald Gardner adotou o pentagrama vertical, como um símbolo usado em rituais pagãos. Era também o pentagrama desenhado nos altares dos rituais, simbolizando os três aspectos da deusa mais os dois aspectos do deus. Por volta de 1960, o pentagrama retomou força como poderoso talismã, juntamente com o crescente interesse popular em bruxaria e Wicca, e a publicação de muitos livros (incluindo vários romances) sobre o assunto, ocasionando uma decorrente reação da Igreja, preocupada com esta nova força emergente.

Um dos aspectos extremos dessa reação foi causado pelo estabelecimento do culto satânico - "A Igreja de Satanás" - por Anton La Vay. Como emblema de sua igreja, La Vay adotou o pentagrama invertido (inspirado na figura de Baphomet de Eliphas Levi). Isso agravou com grande intensidade a reação da Igreja Cristã, que transformou o símbolo sagrado do pentagrama, invertido ou não, em símbolo do diabo.

A configuração da estrela de cinco pontas, em posições distintas, trouxe vários conceitos simbólicos para o pentagrama, que foram sendo associados, na mente dos neo-pagãos, a conceitos de magia branca ou magia negra. Esse fato ocasionou a formação de um forte código de ética de Wicca - que trazia como preceito básico: "Não desejes ou faças ao próximo, o que não quiseres que volte para vós, com três vezes mais força daquela que desejaste."

Apesar de todas as complexidades ocasionadas através dos diversos usos do pentagrama, ele se tornou firmemente um símbolo indicador de proteção, ocultismo e perfeição. Suas mais variadas formas e associações em muito evoluíram ao longo da história e se mantêm com toda a sua onipresença, significado e simbolismo, até os dias de hoje