sexta-feira, 8 de agosto de 2014

UTILIDADES DO CHÁ DE ALECRIM

UTILIDADES DO CHÁ DE ALECRIM

Utilidades do Chá de Alecrim

Quem já não ouviu falar nas mil e uma utilidades do alecrim? O alecrim é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.
Também chamada de “erva da alegria”, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães. Além disso, o alecrim também traz muitos benefícios para pele e cabelos.




Propriedades Medicinais do Alecrim

O alecrim atua como antiinflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.
O alecrim ainda é muito rico em vitaminas e minerais, como vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.
O alecrim ajuda no tratamento de:
  • reumatismo;
  • depressão;
  • cansaço;
  • má circulação;
  • gases intestinais;
  • insônia;
  • dores de cabeça;
  • cólicas menstruais;
  • feridas que precisam ser cicatrizadas.

Benefícios do Chá de AlecrimUtilidades do Chá de Alecrim


  • Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido à sua excelente ação expectorante.
  • A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
  • O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso em função da ação diurética. O chá do alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
  • O chá do alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.
  • Doses diárias do chá ou da tintura de alecrim são indicados para redução de gases intestinais, responsáveis pelo incômodo de muitas pessoas, por ter ação carminativa.
  • Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória. Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress. Muito indicado para situações de estafa mental.

Precauções

O consumo do alecrim não deve ser exagerado, já que o excesso pode causar enfermidades como nefrite ou gastroenterite. Além disso, não é recomendado o consumo por gestantes ou pessoas que apresentem um quadro clínico de epilepsia.

Alecrim e o Cabelo

Utilidades do Chá de Alecrim
O alecrim é indicado como fortificante do couro cabeludo e como anti-caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao xampu, na proporção de um quarto de chá para um frasco de xampu.
Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos que mais contribui está relacionado à exposição do nosso corpo aos radicais livres, que provocam envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.
O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, sendo portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.
Além de ajudar na caspa e queda de cabelo, o alecrim também ajuda fortalecer os fios.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para o Cabelo

  1. Faça o chá do alecrim bem forte. Uma quantidade boa para usar uma única vez é 50 ml. Para melhorar ainda mais os efeitos, coloque umas 5 gotinhas do óleo essencial de alecrim
  2. Misture e passe em todo couro cabeludo, massageando bastante.
  3. Deixe agir nos fios pelo menos 30 minutos, em seguida lave os cabelos normalmente. Passe o chá de alecrim nos fios 3 vezes na semana.

Alecrim e a Pele

Utilidades do Chá de Alecrim
O chá do alecrim também traz muitos benefícios à pele. O chá do alecrim tem ação analgésica, refrescante, anti-inflamatória, anti-séptica, é estimulador da circulação periférica, anti-acne, tônica, e é indicado para pele oleosa.

Receita Caseira de Chá de Alecrim para a Pele

  1. Faça um chá de alecrim bem forte, com quantidade em torno de 50 ml.
  2. Coe e, com auxílio de algodão, passe o chá em todo seu rosto, principalmente onde você tem mais espinhas. O alecrim combate a vermelhidão da pele e evita que apareçam mais espinhas.
  3. Guarde o restante em um vidro escuro e limpo, e use o chá por mais alguns poucos dias.
E você, já usufrui dos benefícios do alecrim? Que tal experimentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário