sábado, 9 de agosto de 2014

Qual o tênis mais adequado para cada atividade física?

Qual o tênis mais adequado para cada atividade física?

Calçados inadequados podem provocam dores e lesões. 

Praticar atividade física com o tênis inadequado pode provocar dores e lesões nas articulações, prejudicando o seu desempenho, podendo até mesmo impossibilitar a prática da malhação ou esportes. Dessa forma, se você está sofrendo com dores ou lesões depois de praticar exercícios, pode ser que o seu tênis não seja o ideal para a sua atividade, por isso, leia a seguir algumas dicas de ortopedistas para escolher o tênis ideal:

Antes de tudo, o calçado deve proporcionar conforto, proteção e performance. Não se acanhe em experimentar os dois pés do calçado na loja para conferir ambos estão confortáveis, além de existir uma folga entre a ponta do tênis e o dedão do pé.

Se você pratica corrida ou caminhada, o tênis ideal deve ser bastante flexível, além de contar com um sistema de absorção de impacto para evitar lesões nos joelhos e articulações. Além disso, sua sola deve proporcionar o máximo de conforto, pois a atividade é de impacto e de atrito nos pés, por isso a sola precisa ser macia e leve.

Dependendo da atividade física escolhida, é necessário comprar um tênis específico. Para corrida e caminhada, o tênis precisa contar com uma sola leve e macia, bem como ter alta capacidade de absorção de impacto e de ser flexível. Uma boa opção de tênis para caminhada e corrida é o Nike Zoom Vomero +6, que proporciona ajuste preciso nos pés na Netshoes.

Para os praticantes de jumping e esportes de salto, é preciso contar com um calçado que conte com apoios internos e laterais, para evitar torções, mas sem limitar os movimentos do esportista. Vale lembrar que esse tipo de tênis precisa contar também com um bom dispositivo de absorção de impacto. Uma sugestão de modelo é o Olympikus Rio, que é muito leve (pesa apenas 200g) na CENTAURO

Se você é praticante de ciclismo, o ideal é treinar com sapatilhas com tiras colantes ao invés dos tênis convencionais, já que as tiras facilitam colocar e retirar o calçado, item importante para atletas que participam de competições esportivas, como triatlo, que são provas que combinam o ciclismo com natação e corrida. Uma boa opção de sapatilha para ciclismo é a sapatilha Shimano WR-31, que conta com sola de fibra de vidro e confeccionada em malha de couro sintético. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário