sábado, 14 de setembro de 2013

Saiba como tomar colágeno e para que serve

Saiba como tomar colágeno e para que serve

O colágeno é responsável por deixar nossa pele com elasticidade e firmeza, e com os anos o organismo vai produzindo menos colágeno.
Com o passar dos anos a pele vai perdendo sua elasticidade e firmeza, é o efeito popularmente conhecido como a “lei da gravidade”. Esta perda de firmeza e elasticidade é comum, pois com o tempo o organismo tende a produzir  menos colágeno – proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele – mas alguns fatores como exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, alimentação inadequada entre outros também contribuem para a perda de colágeno.
Hoje existem diversas maneiras de recuperar a perda de colágeno:

Para que serve o colágeno?

Pertencente ao grupo de proteínas, a função do colágeno é dar sustentação às células no organismo, mantendo-as juntas impedindo a deformação dos tecidos. A partir dos 25 anos o corpo tende a perder cerca de 1% de colágeno anualmente principalmente em mulheres, que sofrem mais do que os homens com a perda, pois o organismo da  mulher naturalmente já produz menos colágeno do que o homem.
Aos 53 anos, a produção de colágeno é de apenas 33% da quantidade necessária para manter a sustentação da pele e órgãos. A partir daí, os sinais de envelhecimento são refletidos na perda de densidade óssea, flacidez de músculos, articulações e ligamentos. Cabelos desidratados e mais finos também são ocasionados pela diminuição da produção de colágeno.
Rugas na testa

Onde é encontrado o colágeno?

Para deixar a pele sempre  bonita  e com o aspecto mais jovem é importante consumir alimentos ricos em colágeno e tomar bastante água. Alimentos com vitaminas A, E e C, cenoura, caju, laranja, goiaba, pepino, e proteínas magras como atum, ovo, salmão, frango, peito de peru, iogurte desnatado, também apresentam colágeno. O silício presente no pinhão, nabo, morango, mel, cebola, alho, feijão, aveia também é fonte de colágeno, assim como o zinco encontrado no frutos do mar, castanha-do-pará, avelã entre outros.
Alimentos ricos em colágeno

Como tomar colágeno em capsulas?

Mesmo que existam controvérsias médicas, tomar cápsulas de colágeno hidrolisado ou colágeno em pó é cada vez mais comum para reverter o processo de perda natural do organismo. Para quem vai apostar nessa alternativa, a sugestão é consultar um médico antes de tomar qualquer suplemento, para garantir que seja funcional, já que dieta e metabolismo equilibrados ajudam a garantir a produção de colágeno.
Em muitos casos em que o organismo apresenta boas condições, é recomendado tomar 10 gramas de colágeno hidrolisado por dia. O colágeno hidrolisado, geralmente é vendido em farmácias e casas de manipulação e é conhecido por ter maior absorção gastrointestinal, facilitando o processo de produção.


Capsulas de colágeno


Se optar pela versão em pó, você pode tomar o colágeno misturado-o com frutas, leite ou suco. Para potencializar o tratamento, você pode usar cremes e loções específicas, recomendadas por seu dermatologista.



o organismo do homem produz mais colágeno que o da mulher naturalmente, isso não significa que os homens não precisem fazer uso.
Andreia caetano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário