sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O que é Sexta Feira 13:



O que é Sexta Feira 13

Sexta-feira 13 é uma sexta de qualquer mês, em qualquer ano, popularmente conhecido como um dia de azar. Por muitos, o número 13 é considerado de sorte, mas a sexta feira 13 ficou conhecida como um dia de azar. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, e na sua última ceia haviam 13 pessoas a mesa.
A crença de que o dia 13 é dia de azar é a mais popular superstição entre os cristãos, e há muitas explicações para isso. Existem versões mais antigas de duas lendas da mitologia nórdica, onde em uma delas conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados e Loki, espírito do mal e da discórdia, daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga, e quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa, e como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, e os outros 13 ficaram rogando pragas aos humanos. A crença na má sorte do número 13 parece teve sua origem na Sagrada Escritura.
A Sexta Feira 13 também é comemorada em várias culturas, em especial nos Estados Unidos, onde as crianças vão bater nas portas dos vizinhos para pedir doces ou travessuras, e quando não recebem doces, acabam fazendo alguma brincadeira de mau gosto. Geralmente, as crianças saem fantasiadas, e todas as pessoas já guardam doces para entregar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário