quarta-feira, 16 de maio de 2012

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo (USP) é uma das três universidades públicas mantidas pelo governo do estado de São Paulo, junto com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Brasil. É a maior universidade pública brasileira, bem como uma das universidades mais prestigiadas do país

maiores instituições de ensino superior na América Latina, com aproximadamente 75.000 alunos matriculados. Ela tem onze campi, quatro deles em São Paulo[8] (o campus principal é chamado Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, com uma área de 7 443 770 ). Há campi nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e dois emSão Carlos. A USP está envolvida no ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as áreas do conhecimento.

Em 2011, o QS World University Rankings classificou a USP como a 169ª melhor universidade do mundo e a melhor da América Latina.De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU - sigla em inglês) de 2011, a USP está classificada entre as posições 102ª e 150ª entre as 500 universidades analisadas no mundo.No Times Higher Education World University Rankings (2011-2012) a USP é a melhor instituição na região Ibero-América e está na 178ª posição mundial. No Ranking das melhores universidades mundiais por reputação de 2012 ("Top Universities by Reputation"), a USP está entre as 70 melhores do mundo, segundo o mesmo Times Higher Education. Em 2012, a universidade foi classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities como a 1º da América Latina e a 20ª do mundo em exposição na internet.

Entre as universidades públicas, é aquela com o maior número de vagas de graduação e de pós-graduação no Brasil, sendo responsável também pela formação do maior número demestres e doutores do mundo ,bem como responsável por metade de toda a produção científica do estado de São Paulo e mais de 25% da brasileira. Como o Brasil é responsável por cerca de 2% da produção mundial, pode-se dizer que a USP é responsável por 0,5% das pesquisas do mundo. Além disso, entre as pós-graduações no Brasil com conceitos 6 e 7 (os mais altos conceitos) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, 25% estão na USP, chegando à porcentagem de 55% se considerado apenas o território paulista.

A contribuição da universidade para a história brasileira é bastante relevante: na instituição se formaram noensino superior 12 dos 42 presidentes brasileiros, como o sociólogo Fernando Henrique Cardoso e o advogado Jânio Quadros - este último e outros dez apenas na Faculdade de Direito, que também formou 53 ministros na história do Supremo Tribunal Federal (STF)[ e cuja fundação precede em 108 anos a da própria universidade.

Origem

A USP surgiu da união da recém-criada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) com as já existentes Escola Politécnica de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Faculdade de Medicina, Faculdade de Direito e Faculdade de Farmácia e Odontologia.

A FFCL surgiu como o elemento de integração da universidade, reunindo cursos nas diversas áreas do conhecimento. Ainda em 1934 havia sido criada a Escola de Educação Física do Estado de São Paulo, primeira faculdade civil de educação física no Brasil e que viria a ser incorporada pela USP anos depois. Na sequência foi criada a Escola de Engenharia de São Carlos - EESC e outras várias unidades foram sendo criadas pela universidade nos anos seguintes, e nos anos 1960 a universidade foi gradualmente transferindo as sedes de suas unidades para a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, em São Paulo

Além do político Armando de Salles Oliveira, um outro homem de grande importância na fundação da USP foi o jornalista Júlio de Mesquita Filho.

Estrutura


Atualmente a USP é formada por 36 unidades de pesquisa e ensino, 24 das quais se localizam em São Paulo, cidade que abriga também a reitoria, um centro de práticas esportivas (CEPEUSP, o maior da América Latina), 4 museus, 2 hospitais (HU e HRACF), o Centro Universitário "Maria Antônia" e diversos órgãos especializados dauniversidade. Além disso, se vinculam ou a ela se subordinam, para fins de ensino, pesquisa e extensão, diversos outros órgãos públicos do estado. Recentemente, a USP expandiu-se para um novo local em São Paulo, dando origem à EACH, localizada na Zona Leste de São Paulo, que iniciou suas atividades de graduação e extensão em 2005.A Cidade Universitária localiza-se na Zona Oeste do município.

Segundo dados do último anuário, conjunto de informações relevantes sobre o funcionamento e situação da instituição, a USP possui: 86 187 alunos matriculados; 54 361 matriculados na Graduação (1º semestre); 25 433 matriculados na Pós-Graduação; 13 165 dos pós-graduandos estão no Mestrado; 12 278 dos pós-graduandos estão noDoutorado; 53,48% (46 090) de estudantes homens e 46,52% (40 097) de mulheres; 5 434 docentes (dos quais 4 469 dedicam-se em tempo integral); e 15 221 funcionários, em todas as funções.

Recursos

Como as duas outras universidades estaduais paulistas (Unesp e Unicamp), a USP é mantida principalmente através da arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por parte do Governo do estado de São Paulo. Tal dotação orçamentária é fixa: desta forma, a USP (assim como as duas outras universidades citadas) é uma das poucas instituições públicas do país a possuir autonomia financeira. Recebe também verbas de instituições de fomento à pesquisa e ao ensino superior (como a FAPESP e o CNPq).

Como terceira fonte de arrecadação, conta com uma série de fundações privadas que atuam em forma de parceria com a universidade, utilizando-se de seus pesquisadores e instalações e fornecendo em troca verbas e know-how específico. Tais fundações são questionadas no tocante ao seu interesse público: críticos afirmam que elas representam o início de um processo de privatização do ensino superior público.

Ingresso

O ensino na USP é regimentalmente gratuito (ou seja, é considerada ilegal a oferta de cursos universitários pagos em suas dependências) e o ingresso à graduação, aberto a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, se dá por concurso público (conhecido como vestibular), realizado pela Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), órgão autônomo ligada à universidade.

No concurso para o ano letivo de 2009, foram quase 140 000 candidatos a umas das 10 557 vagas oferecidas pela USP, além de 100 oferecidas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e 50 oferecidas pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Tais números colocam o exame aplicado pela Fuvest como o maior e um dos mais concorridos do país.


Bibliotecas

A Universidade de São Paulo possui 42 bibliotecas instaladas nas unidades de ensino dos diversos campi. Juntas, elas formam um dos principais acervos bibliotecários do Brasil, com cerca de 7.052.084 unidades, entre livros, teses e periódicos. Essas bibliotecas são geridas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas, que também é responsável pelo catálogo online das bibliotecas da USP (Dedalus)

O Dedalus é um catálogo global, que possibilita a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade ou pelo catálogo específico de cada biblioteca. Assim, o usuário é capaz de localizar a referência bibliográfica de qualquer item do acervo da USP. Alguns artigos já possibilitam o acesso à informações online, provindas de Revistas Eletrônicas, dinamizando as pesquisas.

Esse sistema representa um passo importante para a melhoria do acesso à informação e modernização do ensino superior público. Outro passo importante da USP, em conjunto comUnicamp e Unesp, é o de integrar os acervos das três universidades estaduais paulistas via a rede mundial de computadores. Tarefa tida como de extrema importância para o processo de internacionalização dessas.

Parte das teses e dissertações defendidas na Universidade de São Paulo está disponível para consulta na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Nessa, estão disponíveis mais de 15.921 documentos de autoria dos estudantes e docentes de instituição. O usuário pode pesquisar o conteúdo desejado a partir de palavras-chave, além de consultar a relação dos materiais disponíveis por tipo (tese de doutorado, dissertação de mestrado ou tese de livre-docência), área do conhecimento (humanidades, ciências exatas e ciências biológicas) ou pela unidade responsável pelo trabalho.

Museus e galerias de arte

A Universidade de São Paulo possui um rico conjunto de museus e galerias de arte importantes, a maioria localizados no campus central, em São Paulo, tais como:

Nenhum comentário:

Postar um comentário