domingo, 5 de fevereiro de 2012

Corrimento Vaginal

Hoje vamos falar de algo muito comum para as mulheres, o corrimento vaginal. O corrimento vaginal é um fluxo anormal provocado por uma infecção/inflamação da vulva. Vários agentes podem provocar estas inflamações/infecções como a candidíase, trichomonas vaginalis, gardnerella, clamídia, gonococos, entre outros.
Normalmente a secreção vaginal é clara, sem odor e não provoca coceira. A mulher pode observar a modificação desta secreção conforme seu ciclo menstrual. No período de ovulação, por exemplo, a secreção se parece com uma clara de ovo. Já perto da menstruação fica um pouco mais espessa e leitosa. Se mudar de cor, manchar as roupas íntimas, tiver odor diferente ou provocar coceira, passa a ser um corrimento vaginal.
Para o diagnóstico, além do exame clínico, é muito importante a realização de exames complementares como cultura de secreção vaginal para análise do material para determinação do agente causador da infecção e assim possibilitar o tratamento específico do corrimento.
Uma infecção muito comum é a candidíase, que provoca um corrimento branco, granuloso (parecido com leite talhado), vermelhidão na região e coceira. O tratamento da candidíase deve ser feito através do uso de medicamento oral anti-fungíco e creme vaginal. O parceiro também deve ser tratado para evitar uma nova contaminação, o chamado efeito ping-pong.

Veja algumas dicas importantes para se prevenir do corrimento vaginal:

- Não fazer duchas vaginais;
- Não utilizar calças muito apertadas;
- Não utilizar roupas íntimas de lycra.

Saúde em primeiro lugar! Procure sempre o seu médico!



andreia caetano
piumhi/mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário