terça-feira, 31 de janeiro de 2012

maltodextrina ou dextrose???suplementos

maltodextrina dextrose



Qual usar: maltodextrina ou dextrose?

Existem muitos mitos quando o assunto é a diferença entre maltodextrina e dextrose. Esta é uma dúvida muito comum principalmente para quem está entrando neste mundo dos suplementos, e que estaremos buscando deixar claro hoje.


Entendendo os conceitos de carboidratos simples, complexos e do índice glicêmico (IG) dos alimentos

Carboidrato simples é aquele com estrutura química molecular de tamanho reduzido, são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento repentino na taxa de glicose no sangue. Os carboidratos complexos possuem um estrutura química maior, mais complexa, são então digeridos e absorvidos mais lentamente, ocasionando um aumento menor e gradual da glicemia. Por fim, cada carboidrato tem uma diferente velocidade para entrar na corrente sanguínea. Quanto mais rápido o seu ingresso, maior a liberação de insulina. Alimentos que afetam muito a resposta da insulina possuem um alto índice glicêmico e, alimentos que afetam pouco, possuem um baixo índice glicêmico.

O que é maltodextrina e dextrose

Dextrose é um carboidrato simples, de alto IG, que possui uma rápida absorção e um alto pico de insulina.

Maltodextrina é um carboidrato complexo, de alto IG, que possui uma absorção mais lenta e gera um alto pico de insulina, muito próximo ao da dextrose.

Conclusões

Quanto ao pico de insulina, notamos que ambas praticamente não possuem diferenças. As duas promovem uma alta liberação de insulina. A grande diferença ficaria então por conta do tempo de absorção. Porém, a união dos compostos que formam a maltodextrina são fracos e extremamente simples, fazendo com que a digestão dela seja apenas pouca coisa mais lenta.

Na prática, esta diferença é mínima e talvez tão pouco seja percebida. Se o objetivo é repor o glicogênio ‘perdido’ durante um treinamento e, dar um pico de insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes, como a proteína, ambos farão bem o papel. Ficando assim a diferença no preço o maior diferencial entre uma e outra.

Bons treinos.
Equipe Musculação Total.





ANDREIA CAETANO PIUMHI/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário