segunda-feira, 4 de outubro de 2010

dicas para manter a casa organizada

ANDREIA CAETANO PIUMHI-MG


Quarto das crianças
• Comece cedo
Uma criança organizada será, com certeza, um adulto organizado. Comece a educar seus filhos desde os primeiros momentos. Não é para forçá-los a realizar serviços domésticos; apenas ensine-os a guardar o que tiraram do lugar e limpar o que sujaram. Crianças de dois, três anos de idade são perfeitamente capazes de guardar seus brinquedos no lugar certo. Invente um jogo e conte os pontos para cada brinquedo arrumado: seus filhos vão tornar a brincadeira um hábito.
• Fique de olho nos horáriosArrumação também tem a ver com disciplina quando se fala de horários. Crianças devem ter hora certa pra estudar, brincar e ir para a cama. Crie uma tabela com os dias da semana e afixe na parede do quarto dos pequenos. Faça com que o quadro seja bem divertido e colorido. Se forem adolescentes, respeite o tema que eles mais gostam e use imagens para que eles sempre prestem atenção na tabela. Assim, seus filhos terão sempre tempo para tudo – inclusive ajudar na limpeza e organização da casa.
• Facilite a organização ao escolher os móveisFica mais fácil limpar o quarto das crianças se os móveis forem de materiais emborrachados ou impermeáveis, e se as coisas do seu filho tiverem lugares definidos. Escolha estantes com divisões inteligentes, reservando as prateleiras baixas para os itens que eles mais usam, e providenciando caixas de plástico para guardar material escolar, giz de cera, canetinhas.  Para os brinquedos, use um grande cesto ou arca que seja fácil de manipular e não ofereça risco de acidentes. Não se esqueça de uma cestinha de lixo!
• Dê o exemploPais organizados dificilmente inspiram comportamentos opostos nos filhos. Não adianta exigir que seus filhos arrumem o quarto se o seu está uma bagunça! Dê o exemplo e mostre aos seus filhos que é a melhor forma de viver saudável e com qualidade  de vida.
Quarto do casal
• Estabeleça uma rotina diária
Use listas, lembretes de celular e no e-mail para não deixar passarem os compromissos com a sua casa. De preferência, escolha um dia da semana para cada tarefa – assim, a rotina será menos extenuante. Reserve um dia para a lavanderia, outro para uma limpeza mais pesada da cozinha, outro para as vidraças. Faça a manutenção diária da casa e não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje – sem dúvida, é o jeito mais fácil de manter tudo organizado.
• Eduque o seu parceiroTente combinar com o seu parceiro os melhores esquemas para que a bagunça fique sob controle: roupas sujas vão para o cesto, água no chão do banheiro da suíte deve ser limpa na hora, louça não fica de um dia para o outro na pia. Estes cuidados vão evitar aborrecimentos e poupar visitas extras da diarista.
• Cuidados mínimosAbra as janelas e cortinas do seu quarto toda manhã, para que o ar fresco entre. Coloque os pijamas e camisolas pra tomar sol, se ainda não estiverem sujos. Arrume a cama e coloque uma colcha para enfeitar. Separe as roupas para lavar e coloque-as nos lugares corretos. Recolhas seus itens de uso pessoal e coloque-os em uma bolsa ou sobre a penteadeira, ao invés de deixá-los espalhados sobre o criado-mudo ou a cama. Guarde livros e revistas nos lugares originais. Dê uma varrida no chão para manter o espaço menos empoeirado. Borrife uma essência para deixar o quarto perfumado. Feche a porta e as janelas ao sair. Cada tarefa dessa leva de 5 a 10 minutos e faz com que a casa fique impecável durante a semana. 

andreia caetano
piumhi/mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário