sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Timidez da criança não é problema

Timidez da criança não é problemaPaladino

Seu filho demora a se enturmar? Fica acanhado em situações novas? Mal consegue encarar os olhos de uma visita em sua casa? Talvez ele seja tímido, mas isso não é necessariamente um drama


Quem sabe lhe falta apenas mais treino para as situações sociais, ou esse jeito introvertido é simplesmente um traço de sua personalidade, com o qual, mais tarde, ele aprenderá a conviver. Mas sempre é possível dar uma mãozinha à criança retraída, ajudando-a a ficar mais à vontade na vida. 


Um bom motivo 

Dar oportunidade para a criança tímida descobrir e fazer o que gosta é uma das boas maneiras de estimular seu convívio social. "Os interesses em comum sempre aproximam as pessoas, nos dão um motivo para chegar perto do outro", observa Antônio Benedito Lombardi, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Outro modo de ajudar seu filho acanhado é ter muito respeito pelo seu jeito de ser. Isso significa não fazer críticas ao seu comportamento, piadas ou comparações com outras crianças. "Comentários desse tipo fazem com que a criança se torne ainda mais tímida e insegura, prejudicando sua auto-estima", alerta o psiquiatra. Na escola, as outras crianças também devem ser incentivadas a não colocar rótulos no colega tímido nem a tratá-lo como uma pessoa diferente. 

Caso especial Se a timidez interfere muito na vida de seu filho, a ponto de ele não querer sair de casa, considere a possibilidade de buscar aconselhamento profissional. "É importante que a família reconheça o momento de pedir essa ajuda. O natural é a criança querer estar na companhia de amigos. Se ela não consegue, com certeza sofre com isso e precisa de apoio para vencer seus problemas", esclarece o psiquiatra Lombardi. Com incentivo e o respeito dos pais por seus desejos, a criança tímida pode ser muito feliz. 
Facilite a vida de seu filho 

- Não questione o comportamento da criança, tentando forçá-la a participar de algo. Para atraí-la, destaque os aspectos interessantes e as qualidades do programa. 
- Procure não colocar a criança em situações constrangedoras, imaginando que assim ela acabará por vencer seus medos. Por exemplo, não faça uma festa surpresa para seu filho, muito menos convidando todos os coleguinhas. Opte por uma reunião com os amigos mais chegados, até ele próprio se sentir seguro e pedir algo maior. 
- Observe os interesses da criança e tente lhe proporcionar programas e atividades afins. Isso facilitará sua interação com os outros.
andreia caetano piumhi/mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário