segunda-feira, 24 de agosto de 2009

adolescência

ADOLESCÊNCIA
A ADOLESCÊNCIA é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais.
Ela é uma fase que começa na pré adolescência em torno dos 11 aos 12 anos. É caracterizada pelo período de crescimento acentuado e da maturação dos órgãos sexuais; uma etapa intermediária entre a criança e o adulto, período difícil para sua identificação como pessoa.
É em busca dessa identidade que os adolescentes freqüentemente enfrentam problemas, desafiando autoridades e regras como um caminho para se estabelecerem como indivíduos.
A dualidade entre o amadurecimento do corpo e amadurecimento psicológico, frequentemente causa certa susceptibilidade à instabilidade emocional que pode levar ao consumo de drogas ou álcool, problemas mentais como esquizofrenia ou distúrbios alimentares (como anorexia e bulimia), e a problemas sociais como a gravidez adolescente.
A crise na adolescência é determinada em razão de uma sociedade industrial tecnicamente desenvolvida, já que, existem inúmeras dificuldades, as quais os jovens terão que se deparar e enfrentar para que possam ingressar no mundo dos adultos e deste modo, exercer seu poder de sustento básico, alcançando uma posição de liberdade e autonomia. Além de que, devido ao fato das sociedades modernas terem se tornado complexas, os jovens precisam, cada vez mais cedo, qualificar-se para o mercado de trabalho que, aliás, vem se tornando cada vez mais técnico e exigente.
Pode se concluir que, a adolescência é um momento de assunção do posicionamento sexual exigido pelo meio em que vivemos, bem como pelas motivações inconscientes que a determinam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário