quinta-feira, 30 de julho de 2009

Machu Picchu

Machu Picchu foi construída a 2.400 metros de altitude e está localizada bem no meio dos Andes, no centro-sul do Peru. Descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham, foi tombado em 1983 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para EducaçãO

Machu Picchu significa "pico viril"

Machu Picchu foi construída a 2.400 metros de altitude e está localizada bem no meio dos Andes, no centro-sul do Peru. Descoberta em 1911 pelo historiador americano Hiram Bingham, foi tombado em 1983 pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura). Não há consenso sobre a finalidade das edificações da área, mas alguns historiadores afirmam que ali existiu um importante centro religioso do império inca.

É uma cidade inteiramente construída de pedras, sem a utilização de cimento ou qualquer tipo de cola. A melhor época para ir é no inverno andino, de abril a setembro. É mais frio, mas praticamente não chove, como acontece durante todo o resto do ano.


Fica no topo de uma cadeia com vista para o desfiladeiro de Urabamba

Se você tem vontade de conhecer e pode ir até lá, apresse o passo. As ruínas incas de Machu Picchu no Peru, poderão ser destruídas a qualquer momento por deslizamentos de terra. O alerta foi feito pela revista científica "New Scientist".

De acordo com geólogos japoneses que tem monitorado o local, o declive na parte posterior do sítio arqueológico está recuando cerca de 1 cm por mês.
"É bastante rápido. Trata-se de um estágio que antecede a um deslizamento ou a um desabamento", afirmou Kyoji Sassa, do Instituto de Pesquisas sobre a Prevenção de Desastres da Universidade de Kyoto. "Não é possível dizer quando ocorreria o deslizamento, mas esse será o próximo foco de nossa pesquisa."
Os japoneses dizem acreditar que o deslocamento de terra e rochas poderia destruir Machu Pichu totalmente.

Os pesquisadores calculam que poderá haver uma movimentação de terra de até 100 m de profundidade e estão procurando um meio de preservar as ruínas, que atraem cerca de mil turistas por dia. Algumas edificações já foram danificadas por desabamentos. Sassa verificou que pequenos deslizamentos e distorções no solo já causaram danos às antigas estruturas incas. Ele explicou ainda que os deslizamentos são comuns no local.

"Vilarejo de áreas montanhosas são construídos usualmente em áreas de deslizamentos. Somente essas áreas podem oferecer água e solo adequado para cultivo e criações.", disse Sassa.

O sítio arqueológico de Machu Pichu situado a 2.400 metros acima do nível do mar, nos Andes peruanos, foi abandonado no século XVI, na época da conquista espanhola, por razões e em circunstâncias ainda ignoradas.

A descoberta mais importante em Machu Picchu é Intihuatana, uma coluna de pedras erguida de um bloco de pedras do tamanho de um grande piano. Intihuatana significa “para amarrar o sol” e era usada durante os rituais de inverno. Um padre realizava uma cerimônia para amarrar o sol à pedra para evitar que ele desaparecesse. Esta Intihuatana é bastante rara devido ao fato de que outros exemplos foram destruídos pelos exploradores espanhóis.

Machu Picchu é também um centro para a espiritualidade sendo utilizado por muitos sacerdotes peruanos e místicos. Eles dizem que a cidade é cheia de energias profundas que são mais poderosas no solstício de verão e lua cheia. São poucos os visitantes que saem de lá sem perceber o mistério e a força deste lugar maravilhoso.


Machu Picchu é habitada por lhamas


O sítio quando descoberto estava coberto pela floresta, diferente de hoje


Muitos esqueletos foram encontrados em Machu Picchu

Nenhum comentário:

Postar um comentário