domingo, 21 de junho de 2009

decoração árabe

O mundo oriental e a sua forma de viver doce e calorosa, influencia o universo da decoração. Podemos encontrar cafés orientais por todas as partes das grandes cidades e os cidadãos. Tu também podes divertir-te recriando em casa uma espécie de interior oriental, habilitando uma esquina do salão para tal situação.

Decoração árabeAlmofadas cómodas e confortáveis, tecidos sedosos, mesas baixas, bandejas de cobre, … estas são os elementos que compõem este tipo de salões. Sentados no chão, os teus amigos se surpreenderão de ver que se sentem uma comodidade igual como sentir no sofá.

Sejam do tipo de sejam, sejam comprados na Europa ou trazidos duma viagem ao Oriente, os tapetes são elementos indispensáveis para criar um ambiente caloroso e confortável. Poder-se sentar para tomar um chá ou para comer… poder falar com os hóspedes relaxadamente… podem contrariar o frio do chão… Os tapetes são muito funcionais. E mais, muito decorativos! Mas muito mais que um elemento de decoração, os tapetes podem ser também elementos significativos, pelas suas cores e confecção.

Na decoração árabe, as cores são as seguintes: rosa caramelo, verde anis, vermelho profundo, laranja vitaminado, azul turquesa… as cores mais vivas do arco-íris é necessário para este estilo de decoração. Esta paleta explosiva de cores enriquece todo o tipo de lantejoulas e bordados dourados ou prateados. Agora vamos passar para outro tópico importante: os materiais.

A nossa decoração árabe deve ser um entorno sedoso. No solo, escolheremos tapetes espessos, tradicionais ou excêntricos, que adornaremos com muitas almofadas ou puffs aconchegados. Nas paredes estenderemos patchworks, assim como adornos transparentes que ficam perfeitas em cima de uma cama ou um sofá.

Para os móveis optaremos por materiais naturais, como a madeira exótica: cómodos ou armários em manga maciça evocarão os interiores tradicionais índios. Também é uma excelente ocasião para repintar velhos móveis em cores vivas. Cadeiras de Marajá ou espelhos de ferro forjado também serão ideais para este tipo de decoração. Assim mesmo, podemos colocar todo o tipo de elementos prateados ou dourados: cadeiras, espelhos, mesas rasas, etc.

Para que a composição seja perfeita, pensa em arranjar um grande número de espelhos: a sua propriedade reflectora dará uma sensação de amplitude à habitação e reflectirá todas as cores e os materiais delas. Os ramos de flores também são uma excelente escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário